sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ZERO HORA 27/12/2008

Caderno Vida >
imprimir

enviar


letra A - A +
27/12/2008 01h02min
DIETA
Ano novo, peso também
Musculação é essencial para a perda de peso
Que tal começar 2009 sem precisar fazer aquela antiga promessa de emagrecer? O músico Daniel Schaeffer, 40 anos, de Teutônia, no Vale do Taquari, terá esse privilégio. Com 1m84cm de altura, o desafio dele é manter o corpo de 97 quilos que conquistou com alimentação equilibrada, caminhadas, corridas, musculação e apoio de um grupo de reeducação alimentar do Peso Leve, promovido pela Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda.Na última edição do programa, realizada ao longo do semestre, ele conseguiu eliminar 10,3 quilos. Mas, considerando-se outras duas de que participou, já foram 49 quilos, dois a mais do que o peso da mulher, Anelise, 37 anos. Schaeffer estava com ela e os dois filhos em um casamento, usando uma camisa com os botões estourando, quando decidiu mudar o estilo de vida. Chegou a 146 quilos.– Eu precisava me dar o direito de brincar mais com meus filhos sem me cansar tanto – conta Schaeffer, pai de Pedro, 10 anos, e Sofia, seis anos.O músico adotou algumas estratégias. Antes do almoço, por exemplo, sempre come uma fruta. Primeiro serve as crianças, depois vai para as saladas e, por fim, agrega outros alimentos. Aprendeu que uma escapulida não deve ser motivo de desespero. Schaeffer também combina atividade aeróbica com musculação. Segundo a endocrinologista Graciele Tombini, a musculação é muito importante para manter o peso:– As pessoas emagrecem e não perdem somente gordura, mas também músculo. O organismo precisa de menos calorias para simplesmente manter a musculatura de quem está em repouso. Esse é o principal motivo de, após grandes perdas, alguns terem dificuldade em manter o peso. A musculação é fundamental para o aumento da musculatura e também da queima calórica quando não estamos em atividade.josiane.weschenfelder@zerohora.com.br JOSIANE WESCHENFELDER Teutônia
Dicas para começar
> Só inicie um programa de emagrecimento se estiver realmente interessado. Nada de ansiedade e pressa. Deve haver uma mudança de pensamento e comportamento em relação à comida.
> Ainda não inventaram fórmulas mágicas. Não caia em ilusões do tipo sprays que emagrecem ou dietas milagrosas. Emagrecimento requer equilíbrio entre alimentação balanceada e atividade física.
> Estabeleça o quê, quando e quanto comer.
> Faça pequenas refeições, cinco ou seis vezes por dia. No mínimo quatro: café-da-manhã, almoço, lanche e jantar. Coma devagar, mastigue bem e consuma só o necessário.
> Diminua a quantidade de carboidratos (pães e massas) e aumente a de proteínas (frango, clara de ovo, atum, peixe, leite e iogurte).
> Não faça jejum prolongado e tenha sempre um lanche na bolsa.
> Beba muita água nos intervalos das refeições. Também consuma grande quantidade de líquidos sem calorias e preferencialmente gelados. Além de hidratar e ajudar a eliminar toxinas, o organismo gasta calorias para deixar líquidos gelados na temperatura corporal.
> Cuidado máximo ao ingerir bebidas alcoólicas. Elas são bombas calóricas: enquanto um grama de proteína tem quatro calorias, um grama de álcool tem sete calorias.
> Pratique atividade física regularmente. Além dos exercícios aeróbicos (como caminhada e corrida), tente fazer musculação, pois durante dietas de emagrecimento perde-se massa gorda e também massa magra (músculo).
Fonte: Fontes: Graciele Tombini, endocrinologista, e Helena Conrad dos Santos, nutricionista
Multimídia
O músico Daniel Schaeffer, que já pesou 146 quilos, hoje está com 97 quilos graças a programa que alia exercícios e dieta