segunda-feira, 27 de abril de 2009

Resultados de paciente

Observem os seguintes dados de um aluno após 1 mês e meio de treinamento e dieta (avaliação por bioimpedância), utilizando Treinamento HIT (para ver a descrição, basta clicar). O mesmo possui 30 anos.

11/02/2009
Peso corporal: 66,2
Peso de gordura: 8,7 Kg
Peso de massa magra: 57,5 Kg
Percentual de gordura: 13,1%

02/04/2009
Peso corporal: 67 Kg
Peso de gordura: 6,5
Peso de massa magra: 60,8
Percentual de gordura: 9,3%

Um indivíduo que leva em consideração apenas a balança, observaria que aumentou apenas 0,8 Kg. No caso específico do aluno, o objetivo era aumentar o peso. No entanto, esses dados oferecem suporte também para aqueles que desejam perder peso, o que seria mais aterrorizador, porque se fosse apenas pela balança, verificaria que aumentou quase 1 Kg!
Observando a composição corporal, nota-se um aumento de massa magra de 3,3 Kg, porém uma diminuição de 2,2 Kg de gordura (reintero que a dieta do indivíduo não estava com o objetivo principal a perda de peso). Então, na balança, a mudança foi de 0,8 Kg. O percentual de gordura mudou notoriamente de 13,1% para 9,3% (uma diferença de 3,8%).
Um aumento de massa magra em torno de 3,3 Kg em um mês em meio, sem uso de esteróides anabolizantes ou similares, é um resultado extremamente satisfatório. Quanto à perda de gordura, muitos podem dizer que ele já tinha um percentual baixo. Porém, é exatamente aí o interessante, porque nessas condições se torna mais difícil a diminuição do percentual de gordura.
Mas o caro leitor deve estar se perguntando, por quê eu frisei acima a questão da modificação do peso?
Para aqueles que teimam em apenas consultar a balança para verificar a evolução. Numa pessoa que quisesse aumentar o peso, acharia 0,8 Kg pouco; noutra pessoa que quisesse baixar o peso, poderia ficar frustrada, pois seria ainda pior, visto que o peso corporal aumentou! O que importa, na verdade, é a composição corporal, o balanço entre a massa magra e a massa gorda। Aumentando o metabolismo (devido ao aumento da massa magra e ao custo energético para o organismo se recuperar após uma sessão de musculação), "queima-se" mais gordura. Embora a idéia seja simples, muitos ainda não a adotam...

domingo, 26 de abril de 2009

PALESTRA GRATUITA LIVRARIA CULTURA BOURBON COUNTRY

PALESTRANTE : DRA GRACIELE TOMBINI
DATA : 20 de Maio de 2009 as 19h e 30 min
TEMA : NOVOS CONCEITOS EM DIETAS

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O QUE É EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA

AVALIE O SEU METABOLISMO COM O EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA
Como definição, metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado Catabólico, que é a degradação dos nutrientes, ou em estado Anabólico, que é a síntese de nutrientes. Em dietas de emagrecimento estamos em estado catabólico por exemplo .
Metabolismo Basal
Aproximadamente 70% das calorias que gastamos durante o dia ocorrem via metabolismo basal. O principal determinante desta queima calórica é a musculatura. Portanto, quanto maior a massa muscular de um indivíduo, maior a sua queima calórica. Este é um dos motivos pelos quais a musculação é muito importante no processo de emagrecimento.
Existem várias maneiras de avaliarmos tanto a composição corporal quanto o metabolismo de um indivíduo .
Exame de Bioimpedância
Este exame é a principal ferramenta para uma dieta adaptada a cada indivíduo . O princípio da Bioimpedância é o mesmo do Eletrocardiograma, ou seja, é uma corrente elétrica que é conduzida pela água corporal . A nossa massa magra, por possuir maior quantidade de água e eletrólitos, conduz melhor a corrente elétrica do que a massa gorda . Desta forma, o exame, que é rápido e indolor, nos fornece o percentual de massa magra e massa gorda do paciente . Além disto, os melhores equipamentos já calculam o metabolismo basal que é um dado imprescindível para adequar a dieta .
O método de Índice de Massa Corporal ( IMC ) que é o cálculo do Peso dividido pela altura ao quadrado é o que temos de mais ultrapassado na avaliação de um individuo . O IMC não avalia a quantidade de gordura corporal . Há mais de 10 anos falo que este índice tem muitas falhas . Pessoas que fazem musculação podem ter IMC de obeso e ter um percentual de gordura de magro . Enfim o que importa é a gordura e não o peso .

GRACIELE TOMBINI MÉDICA ENDOCRINOLOGISTA