quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MINHA VIDA E O ESPORTE

Está mais do que comprovado que esporte é fundamental para aqueles que desejam emagrecer e manter o peso .

Durante o emagrecimento é comum as pessoas perderem massa gorda, mas também massa magra . A massa magra é responsável pelo nosso metabolismo basal que representa
aproximadamente 70% do nosso gasto calórico . Logo, se perdemos massa magra, reduziremos nosso metabolismo . O contrário é verdadeiro, quanto maior a massa magra, maior o metabolismo .
Faço esportes desde o primeiro dia em que decidi emagrecer . Hoje não consigo me imaginar parada . Faço musculação 3 vezes por semana e aos finais de semana costumo pedalar na rua . Meu esporte preferido é esquiar, mas infelizmente este esporte só posso praticar uma vez por ano .















quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PARABÉNS NUMBER ONE - ANTES E DEPOIS

Paciente submetido APENAS a dieta . Peso inicial 162 Kg . Peso atual : 98 Kg.

Sei que é dificil de acreditar e por isto mesmo ele está aqui no meu blog .

Pacientes com obesidade mórbida têm
muita dificuldade em perder peso apenas com dieta ou dieta + medicamento . Sabemos que a maioria só emagrece com cirurgia bariátrica . Deixo claro, que a cirurgia deve ser feita em pacientes que não obtiveram resultado com o tratamento conservador e que tenham indicação para a cirurgia . No entanto, acho que todos devem pelo menos tentar a primeira parte . Nada é impossível ! O Lucas está ai para provar que com garra e força de vontade é possível vencer a obesidade .

terça-feira, 11 de agosto de 2009

FOTO TIRADA NA INAUGURAÇÃO DO SITE ABILIO DINIZ




Para aqueles que não sabem Abílo Diniz, além de ser um dos maiores empresários do nosso País, é um apaixonado por esportes e assuntos que envolvem nutriçao e qualidade de vida . Todas as pessoas ao seu redor são incentivadas a praticar atividade física, tendo, inclusive, academia disponível dentro do próprio trabalho . Recomendo aos meus pacientes e aqueles que buscam motivação para iniciar atividade físca ler o livro : Caminhos e Escolhas - Abílo Diniz .
Mesmo sendo Endocrinologista e adepta a atividades físicas este livro me motivou não só a querer fazer mais esportes, como também a contar minha história de vida . Assim como ele, fui obesa e hoje tenho orgulho das minhas conquistas . Tento passar esta motivação aos meus pacientes .
Graciele Tombini

domingo, 2 de agosto de 2009

MEDICAMENTOS PARA PERDA DE PESO

MEDICAMENTOS PARA A PERDA DE PESO

A obesidade é considerada uma doença crônica que tem tratamento . Todos os pacientes que necessitam emagrecer necessariamente deverão ser orientados a fazer uma dieta adaptada ao seu estilo de vida e deverão ser estimulados a realizarem atividade física .
Todavia, nem todos respondem apenas a este tipo de tratamento e necessitam medicamentos auxiliares . Nos estudos clínicos, os medicamentos só estariam indicados em pessoas com IMC ( que é o peso dividido pela altura ao quadrado ) acima de 30 ou IMC acima de 25 se este indivíduo apresentar co-morbidades tipo diabetes, Infarto Agudo do Miocádio, dentre outras relacionadas ao excesso de peso . Eu discordo destes parâmetros pois podemos ter pessoas com excesso de peso e IMC normal . Pacientes com aumento da gordura no abdome e que não chegam a apresentar excesso de peso na balança já devem ser considerados para o tratamento seja apenas com reeducação alimentar ou seja com associação de medicamento .
A grande dificuldade é que temos poucos medicamentos seguros para auxiliar na perda de peso .
Cuidado com fórmulas para emagrecer ! A Sociedade Brasileira de Endocrinologia proíbe fórmulas contendo mais de um medicamento para emagrecer ! Não aceite fórmulas ! Elas podem conter hormônios para a tireóide, anorexígenos, laxantes, diréticos dentre outras coisas ilícitas . Sabemos que o uso indevido de hormônio para a tiróide pode ocasionar problemas futuros . Os anorexígenos tipo Inibex, Hipofagin podem ocasionar rebote no peso. Ou seja você emagrece 10 Kg e engorda 20 após suspender o medicamento . Temos visto principalmente na medicina ortomolecular fórmulas contendo DHEA (um hormônio produzido pela supra-renal ) que pode causar efeitos colaterais tipo barba, acne e queda de cabelos em mulheres .
Em suma não aceite nenhuma fórmula . Só aceite o medicamento isolado prescrito . E por último não busque coisas que prometem milagres . O milagre para a perda de peso até hoje é propaganda enganosa de médicos que não prezam pela profissão .