terça-feira, 27 de outubro de 2009

Resultados

Mais um resultado de paciente aliando treinamento e dieta.
Paciente masculino, 19 anos, submetido a tratamento com dieta + suplementos + tratamento hormonal .
O exame de Bioimpedância (BIA) realizado em 12/12/2008 - BIA de 11/03/2009
Percentual : 8,2 % ---------------------------------------------6,2%
Peso total : 71,6 Kg --------------------------------------------76,2Kg
Peso de massa gorda : 5,9 kg ----------------------------------4,6kg
Peso de massa magra : 65,7 Kg --------------------------------71,6 kg

Antes




Depois

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Twitter

Para acompanhar minhas atualizações entre no twitter :gracieletombini

terça-feira, 6 de outubro de 2009

ALIMENTOS FUNCIONAIS

São alimentos naturais ou formulados que melhorarão o desempenho fisiológico ou que impedirão ou que tratarão doenças. Ou seja, diferente do que muitos pensam, alimentos funcionais não necessariamente são naturais . Podem ser industrializados ! O que importa é que este alimento, independente da sua procedência, tenha algum benefício para a saúde .
Um importante dilema é que os alimentos funcionais estão numa interface entre alimento e medicamentos.
A definição de alimentos funcionais ainda está por ser definida quanto aos aspectos legislativos nos EUA ou em outras partes do mundo .
A comercialização de produtos com alegações de benefícios à saúde, a penetração junto ao consumidor com mensagens significativas e o posicionamento competitivo dos produtos na área dos alimentos funcionais, exigem cuidadosa atenção aos aspectos regulatórios e muita cautela acerca dos modos de comunicação e dos benefícios estabelecidos dos produtos junto ao consumidor .
Temos vários alimentos funcionais na nossa rotina alimentar . Um grande exemplo é o tomate . Este tem licopeno que ajuda a prevenir câncer de próstata .
Os antisulfetos presentes no alho ativam enzimas destoxificantes que degradam carcinógenos e seus metabólitos, aumentando sua excreção . São inibidores de câncer de pulmão, fígado e mama .
Frutas vermelhas contêm ácido elágico substância que reduz os danos ao DNA, prevenindo a transformação celular .
Capsaicína encontrada em pimentas picantes, páprica e pó de pimenta malagueta, bloqueia a ligação de carcinógenos ao DNA, reduzindo tumores .
Carotenóides (encontrados no tomate, cenoura, melão, inhame, espinafre, batata-doce, frutas cítricas, manga, abóbora) diminuem risco de câncer, doença cardiovascular e degeneração macular .
Tocoferóis ( encontrados em vegetais folhosos verdes, castanhas, grãos, óleo vegetal ) são anti-oxidante, anti-cancêr e diminuem o colesterol .
Flavonóis encontrados no chá verde têm importante atividade antioxidante .
Isoflavonas presentes na soja, previnem osteoporose e doença cardiovascular .
Estes são apenas alguns alimentos funcionais que conhecemos, dentre tantos outros que ainda não sabemos todos os benefícios .
A grande mensagem é que devemos tentar diversificar os alimentos que consumimos . Quanto mais colorido for nosso prato (variando os vegetais e frutas) , maior serão os benefícios para nossa saúde .

Graciele Tombini – médica do Centro de Prevenção do Hospital Santa Rita