quinta-feira, 23 de junho de 2011

Artigo publicado no NEJM- Preditores de Ganho de Peso

Para quem é meu paciente este artigo não tem nada de novo - há quanto tempo falo que batata é um dos carboidratos que mais engordam ?

Artigo Original
Mudanças na dieta e estilo de vida e de Longo Prazo Ganho de Peso em Mulheres e Homens
Mozaffarian D. e outros



Porque os esforços para perder peso representam desafios enormes, a prevenção primária do ganho de peso é uma prioridade global.

Que fatores dietéticos tiveram  maior associações positivas com o ganho de peso nesse estudo?
Os fatores dietéticos com o maior associações positivas com as mudanças de peso, por dose por dia, são aumentos no consumo de batatas fritas (700 gramas), batata (576g), bebidas adoçadas com açúcar (450 g), as carnes vermelhas não processadas (450 g), e carnes processadas (410g). Ganho de peso associado com o aumento do consumo de cereais refinados  foi semelhante ao de doces e sobremesas .
Que fatores dietéticos foram associados com perda de peso nesse estudo?
Associações inversas com ganho de peso, por dose por dia, foram vistos por aumento do consumo de legumes (-90 gramas), cereais integrais (-160 g), frutas (-220g), nozes (-225g) e iogurte (-400g).

P. Quais os fatores de estilo de vida foram associados com a mudança de peso?
Aumenta A. em tempo gasto assistindo televisão (por hora por dia) foram independentemente associados com ganho de peso . Os participantes com maior aumento da atividade física ganharam 800 g a  menos a cada 4 anos. Duração do sono tinha uma associação em forma de U, com ganho de peso, com maior ganho de peso que ocorre com menos de 6 horas ou mais de 8 horas de sono.
P. Qual foi o ganho de peso médio em todo o coortes neste estudo ao longo do tempo?
A. O ganho de peso médio em todo o coortes foi de 1,5 Kg (5 a 95 º percentil, -4,1 a 12,4), ou 2,4% do peso corporal (5 a 95 º percentil, -3,0 a 8,4), durante cada período de 4 anos, o que mudança corresponde a um ganho de peso de 7,5Kg longo de um período de 20 anos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN

Prezados Pacientes

Assistam entrevista sobre Whey Protein e seus benefícios para a saude ,
neste sábado, dia 18/06 as 08:00h no Vida & Saude.