sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Novo medicamento para Diabetes que promete emagrecimento

 Foto: Stock Photos
Será que existe algum milagre para entrar naquele vestido perfeito para o casamento? Muitas noivas acreditam que sim, tentam mil e uma dietas e recorrem aos medicamentos controlados até a data especial. Contudo, por trás de tanto luta contra a balança, às vezes há falta de orientação médica e, por consequência, perigos para a saúde. Aproveitando a onda de polêmicas sobre o uso de inibidores de apetite e, principalmente, sobre o Victoza, medicamento que promete emagrecimento rápido (todo mundo leu a matéria da semana passada na Veja?), a repórter Morgana Laux, da equipe do Noiva.com, conversou com a endocrinologista Graciele Tombini. Dê uma olhadinha na entrevista com a médica e esclareça as dúvidas para estar linda e com saúde no dia especial:
Os remédios para emagrecimento são alvo de muitas polêmicas. Algumas noivas desejam perder peso rapidamente e encontram neles uma saída. Afinal, eles são indicados para quem?

Os medicamentos para emagrecer são indicados para pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 30 e que já tenham tentado o tratamento conservador, como dieta mais exercício, e que não tenham emagrecido. Também são recomendados para pacientes com o índice acima de 25 e que tenham alguma doença devido à obesidade, tal como diabetes ou hipertensão. Apesar de termos essas indicações, não é bem o que acontece na prática do consultório de um endocrinologista, principalmente em casos como o de noivas que estão acima do peso e têm urgência em emagrecer. Nessas situações, é comum usarmos alguns medicamentos para auxiliar no tratamento. Contudo, o grande problema quando a pessoa quer emagrecer para o casamento é que tem mais facilidade de recuperar o peso depois de casada. Ela emagrece para uma única finalidade, a de é estar maravilhosa na data.
A revista Veja publicou recentemente uma matéria sobre o remédio Victoza, que é indicado para pessoas que sofrem de diabetes, mas acabou se tornando um aliado para aquelas que desejam perder peso. Qual a sua avaliação sobre esse remédio?
O Victoza é um medicamento com mecanismo de ação bem diferente dos demais que tínhamos até então. Ele não é um medicamento que atua em sistema nervoso central, logo não tem efeitos colaterais tais como taquicardia, insônia, irritabilidade, dentre outros. Quanto maior for o IMC do paciente, maior será o emagrecimento com o Victoza, pois ele atua reduzindo a ingestão de alimentos, proporcionando mais saciedade. Também difere dos demais medicamentos, uma vez que pode ser usado em pacientes com doença cardíaca e hipertensão. Além de melhorar o diabetes, ele diminui a pressão arterial.
Quais são os efeitos colaterais tanto dos outros remédios, quanto do Victoza?
O principal risco dos demais medicamentos é o efeito sobre o sistema cardiovascular com o aumento da frequência cardíaca e a pressão arterial. Podemos dividir os demais medicamentos em anorexígenos e sacietógenos, sendo que os anorexigenos também têm o risco de dependência . O Victoza tem um pequeno risco de pancreatite, que seria uma condição grave e que deve ser bem orientado quando o médico prescreve o medicamento, e também aumenta riscos de problemas de tireóide.
Qualquer pessoa pode tomar esses remédios? Em que casos é perigoso fazer uso desses medicamentos?
Pacientes com hipertensão não controlada e com problemas cardíacos não devem usar anorexígenos nem os sacietógenos, sendo que a sibutramina entra nesta categoria.
Quais são os prejuízos para o corpo em uma perda de peso rápida demais?
Uma dieta muito radical tem o risco, a curto prazo, de desidratação e sintomas como tonturas, hipoglicemia e até desmaio. Dependendo da dieta e do tempo, pode haver uma grande perda de massa muscular e, com isso, diminuição do metabolismo, uma vez que a massa muscular é o que mais consome calorias em nosso organismo. Esse é o mecanismo pelo qual estas pessoas têm grande facilidade de recuperar o peso, devido à redução do metabolismo.
O que você indicaria para as noivas que desejam estar em forma no dia tão especial? Há algum segredinho?
O principal segredo é organização, ou seja, normalmente um casamento é marcado com um bom tempo de antecedência. Sendo assim, o ideal é começar a dieta e atividade física no dia em que foi marcada a data . Entretanto, para aquelas noivas que deixaram para última hora, uma dieta pobre em carboidratos, como pão e batata, e rica em proteínas, a exemplo do frango, carne, peixes, ovos, é comprovadamente a dieta mais eficaz a curto prazo. É importante nestas dietas não esquecer de se hidratar bem pois existe uma grande perda de líquidos.


Quer aprender a calcular o IMC? Divida o peso por sua altura ao quadrado. Exemplo: se você pesa 60 quilos e mede 1,67m, faça o seguinte cálculo: 60 ÷ 1,67². O resultado da altura ao quadrado dará 2,78. Seu IMC, calculando 60 ÷ 2,78 ficou em 21,5.

http://wp.clicrbs.com.br/noiva/2011/09/09/de-olho-na-balanca-os-cuidados-com-dietas-e-remedios/?topo=52,1,1,,170,e170