terça-feira, 5 de julho de 2011

POSSÍVEL PROIBIÇÃO DA SIBUTRAMINA

Prezados pacientes  acho que desta vez será proibido o uso da Sibutramina e por isto estou escrevendo para todos aqueles que  estão usando não sejam pegos de surpresa .

Quem me conhece sabe que sou a pessoa mais favorável a mudança de Hábitos alimentares. No entanto, para início de tratamento a Sibutramina é útil em muitos casos - se usada com orientação médica .


Achei fantástico o posicionamento da ANVISA - A Sibutramina apresenta risco em pacientes cardíacos ! Isto nós sabemos há mais de 10 anos e por isto este medicamento não deveria ser usado nestes pacientes . Se pensarmos assim deveríamos suspender outros medicamentos - exemplo : Insulina pode causar morte em pacientes que não tm Diabetes devido ao risco de Hipoglicemia !! Com todo respeito é simplesmente ridículo .


Outra coisa eles alegam que apenas 30 % dos pacientes emagrecem ! O que ? Acham pouco 30 % ???


É lamentável, mas quando o Brasil se igualar aos índices de obesidade dos USA vão se dar conta do absurdo que estão fazendo e ai pode ser tarde !!
Att Graciele Tombini

domingo, 3 de julho de 2011

IMC de adolescentes e Risco de Diabetes e Doença das Coronárias


Opinião Graciele Tombini : Há mais de 8 anos faço avaliação de gordura corporal nos meus pacientes e falo que os médicos que avaliam Peso e Altura apenas, estão desatualizados e deixando de tratar muita gente com gordura elevada !! Abaixo segue um resumo do estudo .

O índice de Massa Corporal (IMC) foi um preditor de incidência de diabetes e doença coronariana em seu estudo, mesmo em indivíduos com IMC dentro de uma faixa normal.
Em um estudo transversal envolvendo 3.135 mulheres hispânicas de Barranquilla, Colômbia, observou-se que dos 980 indivíduos que foram "normais" de acordo com o IMC (calculado como peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros) (<25 ), 34% eram "obesos", segundo a dupla absorção de raios-x (DXA) (gordura corporal total,> 40%). Este subdiagnóstico da obesidade não poderiam ser corrigidos, diminuindo os pontos de corte do IMC por causa da grande variação no teor de gordura em indivíduos com "normal" de IMC.


Os indivíduos com IMC normal, que tinham um risco maior de diabetes e doença cardiovascular no estudo de Tirosh et al. pode corresponder aos nossos pacientes obesos com um "normal" de IMC. Tais pacientes devem também ser considerados como tendo maiores riscos de doenças cardiovasculares e diabetes.
Com a utilização de critérios exclusivamente IMC atual, não estamos incluindo uma percentagem importante da população "normal" em programas de prevenção de diabetes e doença cardiovascular. Em muitos assuntos com um IMC normal, a avaliação do total de gordura corporal de conteúdo por meio de DXA ou outros métodos devem ser recomendados.