quarta-feira, 15 de abril de 2009

O QUE É EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA

AVALIE O SEU METABOLISMO COM O EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA
Como definição, metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado Catabólico, que é a degradação dos nutrientes, ou em estado Anabólico, que é a síntese de nutrientes. Em dietas de emagrecimento estamos em estado catabólico por exemplo .
Metabolismo Basal
Aproximadamente 70% das calorias que gastamos durante o dia ocorrem via metabolismo basal. O principal determinante desta queima calórica é a musculatura. Portanto, quanto maior a massa muscular de um indivíduo, maior a sua queima calórica. Este é um dos motivos pelos quais a musculação é muito importante no processo de emagrecimento.
Existem várias maneiras de avaliarmos tanto a composição corporal quanto o metabolismo de um indivíduo .
Exame de Bioimpedância
Este exame é a principal ferramenta para uma dieta adaptada a cada indivíduo . O princípio da Bioimpedância é o mesmo do Eletrocardiograma, ou seja, é uma corrente elétrica que é conduzida pela água corporal . A nossa massa magra, por possuir maior quantidade de água e eletrólitos, conduz melhor a corrente elétrica do que a massa gorda . Desta forma, o exame, que é rápido e indolor, nos fornece o percentual de massa magra e massa gorda do paciente . Além disto, os melhores equipamentos já calculam o metabolismo basal que é um dado imprescindível para adequar a dieta .
O método de Índice de Massa Corporal ( IMC ) que é o cálculo do Peso dividido pela altura ao quadrado é o que temos de mais ultrapassado na avaliação de um individuo . O IMC não avalia a quantidade de gordura corporal . Há mais de 10 anos falo que este índice tem muitas falhas . Pessoas que fazem musculação podem ter IMC de obeso e ter um percentual de gordura de magro . Enfim o que importa é a gordura e não o peso .

GRACIELE TOMBINI MÉDICA ENDOCRINOLOGISTA