quarta-feira, 18 de março de 2009


SINDROME METABÓLICA
Conforme definição IDF ( Federação Internacional de Diabetes ) um indivíduo apresenta Síndrome Metabólica ( SM ) se apresentar :
· Circunferência abdominal superior a 80 cm em mulheres e 94 cm em homens ( para brancos e negros )
E mais dois dos seguintes critérios :
· Pressão arterial superior a 130/85 mm Hg
· Glicemia de jejum superior a 100 mg/dl ou glicemia de 2 horas pós-carga glicêmica superior a 140 mg/dl .
· Triglicerídeos superiores a 150 mg / dl .
· HDL colesterol abaixo de 50 mg/ dl em mulheres e abaixo de 40 mg/ dl em homens

Embora ainda em debate o principal determinante da SM é a obesidade abdominal e, secundariamente, a chamada resistência à insulina a ela associada .
É importante caracterizar o indivíduo com SM porque se ele não tem diabetes (DM) a chance de ele vir a desenvolver é muito grande . Também porque, com ou sem DM, a possibilidade de ele sofrer um Infarto Agudo do Miocárdio ou Acidente Vascular Cerebral é enorme.
Estima-se que a prevalência de SM no Brasil seja perto de 25 % . Ela é mais prevalente em mulheres de classes menos favorecidas devido ao ganho de peso ( particularmente a gordura abdominal)
O principal tratamento para SM é perda de peso . Portanto medidas do tipo dietéticas e atividade física são fundamentais . Existem medicamentos específicos para perda de peso e SM que podem ser usados nos casos com indicação e considerando devidas contra-indicações . Após estas medidas e, se for necessário, devemos avaliar medicamentos para tratamento dos componentes isolados da SM tais como Hipertensão, DM, dislipidemia .

Graciele Tombini Médica Endocrinologista