domingo, 2 de agosto de 2009

MEDICAMENTOS PARA PERDA DE PESO

MEDICAMENTOS PARA A PERDA DE PESO

A obesidade é considerada uma doença crônica que tem tratamento . Todos os pacientes que necessitam emagrecer necessariamente deverão ser orientados a fazer uma dieta adaptada ao seu estilo de vida e deverão ser estimulados a realizarem atividade física .
Todavia, nem todos respondem apenas a este tipo de tratamento e necessitam medicamentos auxiliares . Nos estudos clínicos, os medicamentos só estariam indicados em pessoas com IMC ( que é o peso dividido pela altura ao quadrado ) acima de 30 ou IMC acima de 25 se este indivíduo apresentar co-morbidades tipo diabetes, Infarto Agudo do Miocádio, dentre outras relacionadas ao excesso de peso . Eu discordo destes parâmetros pois podemos ter pessoas com excesso de peso e IMC normal . Pacientes com aumento da gordura no abdome e que não chegam a apresentar excesso de peso na balança já devem ser considerados para o tratamento seja apenas com reeducação alimentar ou seja com associação de medicamento .
A grande dificuldade é que temos poucos medicamentos seguros para auxiliar na perda de peso .
Cuidado com fórmulas para emagrecer ! A Sociedade Brasileira de Endocrinologia proíbe fórmulas contendo mais de um medicamento para emagrecer ! Não aceite fórmulas ! Elas podem conter hormônios para a tireóide, anorexígenos, laxantes, diréticos dentre outras coisas ilícitas . Sabemos que o uso indevido de hormônio para a tiróide pode ocasionar problemas futuros . Os anorexígenos tipo Inibex, Hipofagin podem ocasionar rebote no peso. Ou seja você emagrece 10 Kg e engorda 20 após suspender o medicamento . Temos visto principalmente na medicina ortomolecular fórmulas contendo DHEA (um hormônio produzido pela supra-renal ) que pode causar efeitos colaterais tipo barba, acne e queda de cabelos em mulheres .
Em suma não aceite nenhuma fórmula . Só aceite o medicamento isolado prescrito . E por último não busque coisas que prometem milagres . O milagre para a perda de peso até hoje é propaganda enganosa de médicos que não prezam pela profissão .

Nenhum comentário: