quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

POLÊMICA SOBRE PROIBIÇÃO DE SIBUTRAMINA NA EUROPA

A sibutramina tem muitos estudos . Só eu já prescrevo ela há mais de 10 anos ( já nos 2 últimos anos da faculdade ) .


O problema é que fizeram um estudo recente que foi comprovado um discreto aumento de risco cardíaco nos pacientes que usavam Sibutramina versus os que não usavam . A mídia americana pegou muito pesado ! So que o posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia é o mesmo que eu tenho . Este estudo foi mal feito . Imagina se eu der Sibutramina para pacientes que já têm problema cardíaco ( o que é uma contra- indicação ao uso - eu não prescrevo - exceto se o cardiologista liberar ) não parece óvbio que vou estar aumentando o risco destes pacientes ?

A minha posição é não suspender dos pacientes em uso, até porque eu não prescrevo para pacientes com contra- indicação ao seu uso .


Att Graciele Tombini

Nenhum comentário: