segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Metabolismo e Diabetes

PUBLICAÇÃO: Farmamellitus
NOME DO ARQUIVO: 12 e 13 Artigo.doc
PÁGINA PREVISTA: 12 e 13
CARTOLA: Artigo
TÍTULO: Metabolismo
IMAGEM: Sim.

Como definição, metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O metabolismo pode estar em estado Catabólico, que é a degradação dos nutrientes, ou em estado Anabólico, que é a síntese de nutrientes. Durante dietas de restrições alimentares, estamos em estado Catabólico, por exemplo.
No diabetes tipo 1, devido a falência pancreática e conseqüente falta de insulina temos um intenso catabolismo, principalmente no momento do diagnóstico . Devido a falta de Insulina a glicose não entra na célula e nosso organismo interpreta isto como falta de glicose ( embora a glicose sanguínea esteja elevada ) . Por este motivo, ocorre um processo metabólico chamado gliconeogênese que é a quebra principalmente de proteínas em glicose . Logo, na gliconeogênese além de ocorrer uma elevação da glicose, existe uma perda de massa muscular ( fonte das proteínas ) . Perdendo massa muscular haverá uma redução do metabolismo basal e todo este processo somente cessará quando o paciente iniciar insulina em doses adequadas .
A insulina é fundamental na síntese de proteínas e também impede a sua degradação . Praticamente todo o armazenamento de proteínas cessa por completo quando não há disponibilidade de insulina .


Metabolismo Basal
Aproximadamente 70% das calorias que gastamos durante o dia ocorrem via metabolismo basal. O principal determinante desta queima calórica é a musculatura. Portanto, quanto maior a massa muscular de um indivíduo, maior a sua queima calórica. Este é um dos motivos pelos quais a musculação é muito importante no processo de emagrecimento. Pode-se dizer que, dormindo, uma pessoa com maior massa magra tem uma queima calórica maior.

Atividade física
Cerca de 20% das calorias que gastamos durante o dia são com atividade física. Importante ressaltar que não estamos falando de exercício físico apenas. Atividades como subir escadas, descer escadas, dentre outras que realizamos ao longo do dia, também entram aqui.

Efeito Termogênico dos alimentos
Cada vez que nos alimentamos, existe um discreto aumento do nosso metabolismo, que é o chamado efeito termogênico dos alimentos. O total de 10% das calorias que gastamos entram aqui. Sabe-se que quando ingerimos carboidratos ou gorduras temos um aumento do metabolismo basal de até 4% . Já quando ingerimos proteínas temos um aumento de até 30 % do metabolismo basal este efeito costuma iniciar uma hora após a alimentação e pode permanecer até 12 horas . Esta é uma das explicações pelas quais uma dieta rica em proteínas costuma ser mais eficaz no aumento do metabolismo e redução de peso .

Tempo entre as refeições
Quando ficamos muitas horas sem nos alimentar ou se realizamos dietas muito drásticas, a reserva de glicogênio que temos nos músculos e fígado se esgota. Ocorre, então, um processo metabólico que se chama gliconeogênese, que é a quebra de proteínas em glicose, pois nosso organismo precisa de glicose para muitas funções vitais. Neste processo, a principal fonte de proteína que será utilizada são nossos próprios músculos. Logo, se houver perda de massa muscular, há uma diminuição do nosso metabolismo basal.

Dr.ª Graciele Tombini
Médica Endocrinologista
Especialista pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas (FFFCMPA)
Titulada Pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia