segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Metabolismo

METABOLISMO


Como definição metabolismo é o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula . O metabolismo pode estar em estado Catabólico, que é a degradação dos nutrientes, ou em estado Anabólico que é a síntese de nutrientes . Durante dietas de restrições alimentares estamos em estado Catabólico por exemplo .

METABOLISMO BASAL : Aproximadamente 70% das calorias que gastamos durante o dia é com o metabolismo basal . O principal determinante desta queima calórica é a musculatura . Portanto, quanto maior a massa muscular de um indivíduo, maior a sua queima calórica . Este é um dos motivos pelos quais a musculação é muito importante no processo de emagrecimento . Pode- se dizer que dormindo aquele indivíduo com maior massa magra tem uma queima calórica maior .

ATIVIDADE FÍSICA : Cerca de 20% das calorias que gastamos durante o dia são com atividade física . Importante ressaltar que não estamos falando de exercício físico apenas . Atividades como subir escadas, descer escadas, dentre outras que realizamos ao longo do dia entram aqui .

EFEITO TERMOGÊNICO DOS ALIMENTOS : Cada vez que nos alimentamos existe um discreto aumento da nosso metabolismo que é o chamado efeito termogênico dos alimentos . 10 % das calorias que gastamos entram aqui .





TEMPO ENTRE AS REFEIÇÕES

Quando ficamos muitas horas sem nos alimentar, assim como se fizemos dietas muito drásticas, a reserva de glicogênio que temos nos músculos e fígado se esgota e ocorre um processo metabólico que se chama gliconeogênese que é a quebra de proteínas em glicose , pois nosso organismo precisa de glicose para muitas funções vitais . Neste processo, a principal fonte de proteína que será utilizada são nossos próprios músculos . Logo, se houver perda de massa muscular há uma diminuição do nosso metabolismo basal .

Dra. Graciele Tombini Médica Endocrinologista Especialista pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas ( FFFCMPA) . Titulada Pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia